quinta-feira, março 15, 2007

GAME: Choice Awards na GDC

Os Game Developer Choice Awards seguiram imediatamente os IGF Awards, são prémios votados pelos próprios developers presentes da conferência e destinam-se a homenagear o trabalho duro que estes injectam no jogo todos os dias no escritório, em contraste com a sala de estar e de pijama, que é para isso que servem os IGF awards.

INNOVATION
Line Rider
Okami
Wii Sports


NEW STUDIO
Iron Lore Entertainmeint (Titan Quest)

BEST GAME DESIGN
Wii Sports

BEST AUDIO
Guitar Hero II

BEST CHARACTER DESIGN
Okami

BEST TECHNOLOGY
Gears of War

BEST VISUAL ARTS
Gears of War

O prémio Maverick, uma espécie de prémio carreira para os rebeldes da indústria, foi para o game designer Greg Kostikian, que trouxe para o evento um discurso memorável e deixou no ar um desejo de uma indústria mais forte e pediu a todos para "meter mãos à obra".

O prémio First Penguin foi para Alexey Pajitnov, o criador do Tetris, que na altura criou o jogo para testar a capacidade dos novos computadores de um centro de R&D do governo russo, os electronika, recebeu uma das maiores ovações do evento.

A estatueta Community Contribution foi para George "The Fatman" Sanger, autor do áudio dos velhinhos 7th Guest e Wing Commander, que ainda tenho aqui na prateleira.

O prémio Lifetime Achievement coube a Shigero Miyamoto, foi o responsável por Donkey Kong (1981), Super Mario Bros (1985), Legend of Zelda (1987), Super Mario World (1991), Pikmin (2001) e todos os Zeldas, Mario Karts e Marios pelo meio. Foi apresentado pela mente por trás do Ultima Online, Lord British.

O evento chegou ao fim com o prémio mais cobiçado:

GAME OF THE YEAR

  • The Legend of Zelda: Twilight Princess (WII)
  • Gears of War (X360)
  • Okami (PS2)
  • The Elder Scrolls IV: Oblivion (PC, X360)
  • Wii Sports (WII)

Os Mega64 fizeram também inúmeras aparências entre prémios, com spoofs do Dead Rising, Super Mario e até Miyamoto-san apareceu num dos vídeos. Acabou, para o ano há mais, estão sempre a sair jogos espectaculares e, a meu ver, todos os jogos mencionados nestes últimos posts estão de parabéns por serem estúpidamente bons e incrivelmente divertidos. Os Choice Awards são sem dúvida a cerimónia de prémios mais justa que já vi. Uma breve menção a Viva Pinãta, que foi nomeado para imensas categorias mas infelizmente não ganhou nenhuma. Voltamos agora aos posts do costume para sua satisfação, ainda tenho muito que escrever sobre a GDC, fique por aí.

With karate I'll kick you ass

1 comentário:

Tiago Henriques disse...

2 jogos da Wii nomeados para melhor Jogo? Muito bom...